O ciclo vicioso do açúcar

 

  O consumo de açúcar ativa no cérebro regiões de prazer e recompensa, o que gera cada vez mais vontade de consumir alimentos que em sua composição possuem açúcar. Assim, quando comemos um doce o cérebro libera dopamina ( conhecida como hormônio do prazer, e que proporciona essa sensação) e nosso corpo libera insulina, que retira o excesso do açúcar no sangue.

 

  Após a insulina ser liberada, ocorre a redução dos níveis de açúcar no sangue, que gera como consequência vontade por mais doces . A insulina age para retirar o excesso de açúcar no sangue visto que o corpo não se adapta a esse excesso. Porém insulina elevada é o principal fator para o ganho de peso, e quanto mais doce ingerimos, o ciclo se inicia novamente, causando maiores níveis de insulina, que age bloqueando o acesso as células de gordura. Devido esse bloqueio, não ocorre a quebra das mesmas, prejudicando a redução do peso. 

 

  Por isso, quanto mais açúcar, mais insulina irá ser liberada e quanto maior for essa liberação menor será os níveis de glicose. Glicose baixa gera maior necessidade de comer, o que gera maior vontade de ingestão de doces.

sweets-geabfc2810_1920.jpg